quinta-feira, 27 de março de 2008

Smashing Pumpkins processa Virgin


Os Smashing Pumpkins estão processando a antiga gravadora Virgin Records por usar da imagem da banda atrelada a promoção PEPSI STUFF, exibida no Superbowl.

De acordo com o vocalista-guitarrista-líder-e-dono-da-banda Billy Corgan: "Lutamos muito para ter o direito de controlar como nossa música é usada, para evitar situações como essa comercialização exploratória". Para o carequinha, a gravadora usou indevidamente o material da banda com o único intuito de ganhar dinheiro. Segundo Corgan, há anos ele vem tentando relançar álbuns antigos sem sucesso, de repente a Virgin relança sem avisar e provavelmente sem pagar.

A batalha entre Smashing Pumpkins e a Virgin Records começou em 1998 quando a gravadora disse que os abóboras estavam quebrando o contrato que previa 4 álbuns num período de 8 anos. Na época havia sido lançados os álbuns gish (1991), Siamese Dream (1992) e o duplo fodástico Mellon Collie and the Infinite Sadness (1994), mas a Virgin queria mais. Mesmo que Mellon Collie tenha sido um hiper sucesso de crítica e vendas, ainda assim a gravadora não se contentou. Deu no que deu, foi lançado Adore (1998) sem muito sucesso (apesar de ser um dos meus favoritos) e Machina I e II (2000)(um álbum gravado e outro diponibilizado na internet, sim, os pumpkins já deixaram downloadar na internet antes do radiohead). Logo em seguida, pff...acabou a banda. Só agora, em 2007 que a banda retornou depois de muito bafafá, sem a D'arcy, e com outra gravadora.

E como Fã incondicional do carequinha mais marrento da história da música, como epidêmica e pregadora fiel do free download, estamos todos torcendo pros pumpkins ganharem essa. Seria no mínimo divertido.

Nenhum comentário: