segunda-feira, 31 de março de 2008

Empresa americana bloqueia acesso na internet na suécia

por Ernesto Tamara

Os sites www.rebelion.org e www.abi.bo (Agência Boliviana de Informação), entre outras, foram censuradas por vários provedores na Suécia e outros países na Europa. A empresa estatal sueca Telia, provedora de serviços de telefonia e internet, foi afetada por uma decisão da empresa americana CogNet que administra o acesso a vários servidores. A medida foi adotada unilateralmente, e impede aos usuários, através dos servidores da Telia, de acessar os conteúdos daa Reblión e da Abi, entre outros sites.

A maioria dos usuários de internet só souberam do bloqueio depois de tentar, por mais de uma semana, acessar os sites mencionados sem êxito.

Preocupados pelo que aparentava ser um erro do servidor, os usuários entraram em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Telia.

A resposta não foi boa. A CogNet havia censurado - não se sabe a razão - o acesso a determinadas páginas da Espanha e América Latina, e não existe a possibilidade de que o serviço volte a ser estabelecido tão cedo.

Telia sustenta que nada se pode fazer para restabelecer a conexão com esses sites, admite que se trata de censura e limitação da liberdade da informação. Afirma que está em negociação com a CogNet, mas até agora não obteve resultados positivos.

As páginas censuradas podem ser acessadas de outros servidores, mas estes são minoria. Em algumas cidades, milhares de usuários utilizam os serviços da Telia.

Telia é a maior provedora de acesso da Suécia e está associada a outras empresas nos países nórdicos.



fonte: Rebèlion

Nenhum comentário: