terça-feira, 19 de junho de 2007

E o Google não dá ponto sem nó

Ouvi dizer que a nova ação do Google será checar conteúdo com direitos autorais no youtube. Hummm...e que o teste começa com conteúdo da Disney e da Time Warner...Ok...E que possivelmente haverá uma certa conversa com a Globo.com e a Viacom...Ahan...

E eu com isso?

Bom, partindo do princípio que justamente hoje o Youtube lançou versões locais no Brasil, França Irlanda, Japão, Holanda, Polônia, Espanha e Inglaterra como parte (segundo eles) do primeiro passo para internacionalização do produto. Mas como assim, Bial?

O que a cana tem a ver com a rapadura?

Quer dizer amiguinho, que não teremos mais vídeos dessas empresas distribuídos por aí. Quer dizer que possivelmente a lei brasileira vai aterrisar diretamente no Youtube.com.br pra barrar qualquer tipo de quebra de direito autoral. Quer dizer que vc não poderá ver a Feira da Fruta nem os meninos imitando o Pânico atrás do repórter do jornal nacional. “Mas tudo isso é bobagem”! Pode ser, assim como os maiores sucessos do youtube, como Ruth Lemos e o vai tomar no c. Assim como boa parte do conteúdo desse site.

Ouvi também que esse controle (!!!) será feito com uma marca de identificação, como uma marca dágua, permitindo uma impressão digital no vídeo e consequentemente uma indexação ao usuário. Que nem a tal da DRM? Hummmm....

Domínio nacional, conteúdo indexado, possibilidade de rastreamento, tudo isso parece antecipar uma certa lei por aí. Será mesmo? Pode ser a fome misturada com duas xícaras de café extra forte. Paranóia regular, apenas isso.

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