quarta-feira, 11 de julho de 2007

encontro sobre cultura livre

Um encontro para discutir Cultura Livre e Capitalismo

Grupos de mídia tática, mídia radical e inclusão digital estão atingindo a maturidade. Se no início eles não tinham condições de discernir entre modelos de trabalho que preservam sua produção e autonomia, hoje as inúmeras experiências pelos quais passaram indicam possibilidades de atuação, financiamento e parcerias.
Nesse sentido, o tema Cultura Livre e Capitalismo é recorrente em debates ou mesmo em conversas informais, emergindo de tal modo que uma reflexão coletiva se faz necessária.

Data: 14 e 15/07/2007 - Sábado e Domingo
Horário: sábado das 9h as 18h, domingo das 10h as 18h
Local: Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque, próximo as estações República e Santa Cecília do metrô em São Paulo
Mapa

SÁBADO - MANHÃ (9h - 13h)
9h - 10h: Apresentação dos participantes
Debate 1 - Ativismo, voluntariado e trabalho assalariado
Muitos coletivos debatem se os membros devem ser remunerados ou não. O trabalho de construção da cultura livre deve ser feita por meio da contribuição voluntária e ativista ou pode admitir trabalho assalariado? Como criar projetos sustentáveis com contribuição puramente voluntária? Quais os riscos de incorporar o trabalho assalariado? É possível hackear o sistema, sem ser também hackeado por ele? Os projetos que têm recebido financiamento estão se despolitizando?

SÁBADO - TARDE (14h - 18h)
Debate 2 - Financiamento e autonomia
Discute-se da conveniência política de se receber financiamento para a construção de nossos projetos autônomos? Quais são os riscos envolvidos? Podemos construir nossa autonomia do mercado e do capital recebendo financiamento deles? Há diferença entre os tipos de financiadores (entidades públicas ou privadas, pequenas ou grandes)?
DOMINGO - MANHÃ (10h - 13h)

Debate 3 - Exploração 2.0
Quais as novas formas de geração de valor no capitalismo centrado na informação? Quais as implicações políticas dos projetos que mobilizam comunidades de colaboradores voluntários em grandes projetos com fins lucrativos (Ubuntu/ Red Hat/ Apache)? Quais as novas modalidades de exploração involuntária dos usuários (Google) e quais os riscos para a privacidade?

DOMINGO - TARDE (14h - 18h)
Encaminhamentos

Um comentário:

Anônimo disse...

www.hoydeebean.blogspot.com